
Não tenho pretensão alguma em querer ocupar o espaço de aguém.
Eu quero ser melhor do que eu sou. Ah, isso eu quero. E talvez, eu possa pensar dessa forma o resto da vida. Não permanecer, talvez, proceder, mas sempre, sempre crescer.
Crescer. Não me refiro de forma alguma me tornar mais orgulhoso, vaidoso ou me sentir grande. Para crescer dentro, não é preciso gabar-se de sua preeminência em relação aos outros. A inferioridade se redime por si mesma.
Em algumas ocasiões, até a minha opinião eu prefiro guardar, nunca se sabe o que os grandes por fora irão pensar. Não tiro uma conclusão inútil, e nem faço uma observação inusitada quando digo e me refiro às crianças como pessoas gigantescas. Por dentro, elas são enormes. Sim, as crianças sabem de tudo, os adultos que vão enganando-as ao longo do tempo com suas verdades insanas e complexadas. A grandeza da criança é simples, pura e divertida. Quando um homem é visto como "grande", a primeira coisa que nos vem à cabeça é um homem bem sucedido, de terno, com uma maleta em mãos e algumas verdades convenientes. E como seria vista aos olhos de pessoas grandes, uma criança grande? Poderia ser uma criança comportada, bem educada e risonha. Isso se for vista. Na maioria das vezes, não é vista. A sabedoria das crianças é algo muito complexo para os adultos. Pois é o simples, o simples aos olhos de quem não aceita (e enfeita), vira um desespero. A verdade de uma criança é tão verdade, e explicada de forma tão simples, que fica quase impossível um adulto admitir a sua inferioridade como tal para um ser tão pequeno, com uma perspectiva de vida tão grande. Não me surpreendo com as tolices dos adultos, mesmo sendo tão grandes fisicamente. Eu me surprendo com cada palavra vinda de uma criança, mesmo sabendo que são seres com uma observação de vida fascinante.
As crianças são grandes por serem. É grande por ser criança, não precisa de motivo algum para provar a sua grandeza. E o mais incrível é que ela nem pretende provar. Existe algum gesto de sabedoria mais sábio do que este? Ser grande sem precisar se gabar, saber da sua grandeza sem precisar provar? E se querem um motivo bom para prosseguir com a sabedoria e a alegria em ser criança, eis aqui uma boa forma: Um dia, nós fomos crianças, a maioria dos adultos já esqueceram, mas eu jamais vou me esquecer, a criança ainda está dentro de nós. Cada um guarda uma criança no coração, saiba pedir ajuda nas horas de angústia, saiba ajuda-lá nas horas de dúvida, saiba cuida-lá nas horas de dor. O segredo em ser feliz sem precisar provar ou agradar, está dentro de nós. Lembre-se, você também guarda uma criança. A sua criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário